Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

A Caverna de Platão

No mito da Caverna de Platão, o ser humano vive mergulhado nas trevas e na sombra e só vê vultos. Rejeita qualquer visão que não seja aquela conhecida e cômoda, e acha que está contemplando a verdadeira essência da vida.

Quando esse ser humano sai da caverna ele é ofuscado pela luz, e acha que está sendo punido por não ter ficado ali, contemplando as sombras. Há sofrimento e dor, e culpa, até que ele possa realmente abrir seus olhos para a verdadeira realidade.

Pois então, esse é o preço de toda mudança que ocorre na vida. Sentimos dor, e sofremos, mas depois dessa tempestade estamos prontos para contemplar um mundo de luz e entendimento, e de conhecimento verdadeiro. O mundo REAL.

Sair da zona de conforto é desafiador. Mudar o paradigma é o que todo ser humano deveria fazer pelo menos uma vez na vida. Experimentar o que é novo, o que é diferente, mudar de casa, de cidade, de estado, de país...Mudar de emprego, adotar um bom hábito diferente, enxergar as coisas de outra forma.

Fatalmente um dia todos nós teremos que sair da caverna porque não dá pra passar o resto da vida vislumbrando sombras. Mas cada um de nós tem opção de escolher como e quando sair, antes que a caverna nos expulse. E se ela nos expulsar, será doloroso.

Não sou partidária de viver presa a situações desagradáveis e desgastantes. Muitas vezes vejo muita gente que faz isso. Fica ali, sofrendo, mas não arrisca absolutamente NADA em prol de algo melhor só porque não quer sair do lugar comum.

Como o mestre só aparece quando o discípulo está pronto resta saber: Quando você vai escolher a pílula vermelha?


http://www.monica.com.br/comics/piteco/pag1.htm