Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Porque Gerenciar?

O tempo todo durante o colégio eu reclamava nas aulas de Administração porque era algo teórico, difícil de entender e inútil para a minha visão "biológica' da vida. Quinze anos se passaram, e hoje, formada há 10 anos enfermeira percebo a importância fundamental das Teorias de Taylor e Fayol, e sua aplicação à minha vida em amplo aspecto.

Não é só como enfermeira que administro. Administro meu tempo quando calculo a hora que vou acordar, o percurso que farei até o trabalho, o salário que receberei no fim do mês e as despezas que tenho que manter. Administro na cozinha planejando o que vamos comer, a que horas e o que será necessário comprar ( e em que quantidades) para preparar a refeição desejada sem desperdício.

Administro meu fim de semana quando penso no que vou fazer, a que horas e onde!

Hoje penso que sem administração o mundo não seria nada! E sabem como tive real consciência disso? Morando na África por 9 meses.

Tudo bem que os angolanos passaram por uma guerra civil de 30 anos e sofrem até hoje as consequências disso, não estou fazendo uma crítica destrutiva à vida que eles levam e nem aos seus costumes (aliás, é um povo com quem aprendi muito e por quem tenho grande carinho e consideração). Mas ali, em Angola, vivendo o dia a dia do CAOS tive a maior experiência sobre a importância da administração que um ser humano pode ter.

Não existe transporte público. Você precisa dar um jeito de chegar onde quer de carro ( se driblar o trânsito caótico) ou nas Vans chamadas "candongueiros" que muitas vezes levam vc de nenhum lugar a lugar nenhum.

Não há noção de prioridade ou qualquer tipo de organização. Em termos de trabalho, éramos nós, brasileiros que determinávamos o que fazer, como fazer e quando fazer.

Foi uma riquíssima experiência que me fez ver a real importância de Administrar. Já pensei até em me aprofundar nessa ciência tão fascinante que coloca as coisas realmente para funcionar. Quem sabe mais para frente.

Voltarei a falar de Angola em outras ocasiões.