Páginas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Avatar

Tomei conhecimento desse termo quando participei de um site que falava a respeito de espiritualidade e sonhos lúcidos. Vocês sabem o que é AVATAR?
Bem, de acordo com a visão cibernética atual, Avatar é um personagem que adquire vida através de um utilizador de realidade virtual. Segundo o Hinduísmo, Avatar é uma figura espiritual encarnada, ou seja, um espírito ( de uma divindade, no caso) que passa a ter um corpo material.

"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado de Deus pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado de Deus. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara. - Chaitanya-caritamrita 2.20.263 - 264.

Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Avatar_(Hindu%C3%ADsmo)).


Bem, no filme AVATAR de James Cameron vemos claramente a analogia que foi feita em relação ao mundo espiritual. Quem se lembrar do que eu escrevi a respeito de extraterrestres serem seres que vivem fora da Terra ( e nesse fora da Terra, incluo o mundo espiritual que nossos 5 sentidos não podem ver), entenderá claramente a associação feita pelo brilhante diretor entre nosso mundo e o mundo que veremos do lado de lá.

No enredo do filme vemos um planeta Chamado Pandora que possui uma rica flora, animais, harmonia, belezas naturais e respeito à vida. Os seres enormes azuis que habitam o planeta são totalmente fantásticos em seu modo de ser e de viver. A intenção do ser humano que tenta invadir Pandora é a de destruição. São mercenários que estão dispostos a destruir qualquer coisa para conseguir uma riqueza abundante que existe no planeta. Em meio a tudo isso temos um ex fuzileiro naval paraplégico que é chamado para animar um corpo de um nativo através de uma ligação neural feita artificialmente por uma máquina. No mundo virtual, enquanto estamos na frente do computador, o AVATAR só tem vida no momento em que o estamos operando, porém não tem um corpo. No filme de Cameron o Avatar tem um corpo físico que foi desenvolvido artificialmente e é ocupado pela mente do fuzileiro que vai tentar se infiltrar no meio do povo como um habitante local.

Ora, seria realmente fantástico que isso pudesse ocorrer de verdade, mas se pensarmos bem, bem a fundo, será que isso é totalmente ficção?
Será que um dia, quando deixarmos essas vestes carnais usadas na Terra não iremos parar num mundo de evolução diferente, de percepção diferente e de visão diferente?

Ao assistir esse maravilhoso filme, não pude deixar de ter essa idéia, mesmo porque o diretor a deixa clara no enredo pois usou um termo Hindu como já expliquei acima, e também porque a linguagem Na' Vi falada durante o filme foi baseada no Esperanto ( um idioma espírita criado na Europa com a finalidade de unir os povos).

Em certos momentos do filme, o personagem principal, Jake, fica tão deslumbrado com as possibilidades de viver naquele corpo, e com as potencialidades que ele apresenta, que me fazem lembrar as experiências que tive quando tinha sonhos lúcidos. A diferença é que eu via lugares, pessoas e coisas mas não tinha um corpo real lá do outro lado. Eram experiências que ficaram impressas em minha mente nesse corpo físico.

No fim do filme, vemos o que geralmente ocorre para quem acredita na visão espiritualista : o corpo físico morre e o espírito vai habitar para sempre o corpo do Avatar, sendo transmutado de uma situação para outra, ou seja, de encarnado num corpo limitado para encarnado ( através de ressurreição) no corpo do Avatar. É realmente um belíssimo filme.