Páginas

domingo, 22 de novembro de 2009

Vampiros Modernos

Muito temos falado ao longo dos tempos a respeito de vampiros. Pois se pensarmos bem, essas criaturas tidas como "sobrenaturais" andam por aí, à solta, em plena luz do dia! Vamos fazer uma analogia entre vampiros modernos cinematográficos e vampiros reais.
Na Saga de filmes "Crepúsculo" há um personagem fascinante, apaixonante e intrigante chamado Edward Cullen. Parece o homem perfeito. Tem aparência de 17 anos embora tenha 108, brilha como diamante se exposto à luz do sol, é sedutor, sexy, inteligente, alto, rico e não se alimenta de sangue humano! Seria o vampiro perfeito.

Vemos ao longo do filme uma mocinha humana perdidamente apaixonada e disposta a tudo por essa paixão. Ela se chama Bella e tem apenas 17 anos. No primeiro filme o que vemos é a paixão entre os dois e uma luta para que Edward aceite seus sentimentos. Porém, o preço é alto para Bella. Ela tem sua vida humana colocada em risco em diversas ocasiões, é perseguida por outros vampiros, além de quase morrer de um ferimento decorrente da luta entre seus vampiros protetores do "bem" e os vampiros do "mal". Uma história de amor nada saudável para uma adolescente de 17 anos.

No segundo filme da saga, "Lua Nova", vemos uma Bella ainda mais perturbada e cheia de complexos. Ela tem pesadelos, tem medo de envelhecer porque agora terá 18 anos e não mais 17, e seu amado vampiro vai continuar com aparência de 17 embora tenha 109.
Bella novamente se envolve em situações de risco, seu sangue é motivo de atração para um vampiro irmão da família de Edward, novamente ela tem sua integridade física prejudicada por consequência desse amor, e após ser abandonada por Edward ela passa a adotar uma série de comportamentos suicidas, até finalmente atirar-se de um penhasco para encontrar a imagem de seu amado nas águas do mar. Quase Bella consegue atingir seu objetivo, não fosse o amigo Jacob que a salva dessa situação.

Ora, depois de tudo isso ( inclusive do suicídio velado) posso fazer uma analogia ao que ocorre com a humanidade mortal e com os vampiros que andam entre nós.

Quem disse que uma paixão tem que ser tóxica? Quem disse que o amor tem que ser um sentimento destrutivo que machuca, que deprime e que faz sofrer? E quem disse que temos que ficar perto de pessoas ( homens ou mulheres) que nos façam adotar comportamentos destrutivos como o fato de se humilhar para conseguir estar perto da pessoa, ou ser humilhado por essa pessoa e continuar a seu lado?

É desses vampiros que falo. Os vampiros energéticos. Na verdade eles não querem nosso sangue, mas como o vampiro Edward do filme causam prejuízos à pessoa que está ao lado deles. E prejuízos que muitas vezes são nefastos, que marcam, ferem ou até matam.
Quantas vezes não ouvimos a frase: "Se ela não for minha não será de mais ninguém"?
Quantos ex maridos se suicidam ( hoje, matando até os filhos) como punição por ciúmes da ex esposa? e quantas adolescentes suicidam-se ou se ferem moralmente de diversas formas por conta de uma paixão cega e insana?

Traduzindo tudo isso para a nossa realidade, entendemos porque a ficção criou os vampiros. Eles são mais presentes e reais do que podemos imaginar, não é verdade?

3 comentários:

  1. Ao longo dos meus 39 anos, tenho presenciado algumas vezes o poder tóxico e maligno de algumas vamps.
    Na maioria delas, não tem crucifixo, lanças de prata ou qualquer coisa que as façam parar.
    Mas estas vampiras existem porque o sangue do homem (inclusive o meu) é um sangue altamente volátil, que ao menor sinal de amor e carinho esquece do perigo e se torna alvo fácil da sedução.
    Muitas vezes, saímos machucados desta batalha, achando que pelo menos tenha servido de lição, mas basta uma nova vapira com novas propostas surgir que acabamos cometendo os mesmos erros.
    Acredito que chegará um dia, que o mundo estará repleto de amor e os relacionamentos sejam verdadeiros e sem interesses. Apenas não sei dizer se estarei vivo quando este mundo existir.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Willy! Qualquer ser humano está vulnerável a esse tipo de pessoa...
    Infelizmente elas existem, o que temos que fazer é abrir os olhos e não nos deixarmos enganar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  3. ah..mas falem a verdade! a sensação de ter um vampiro ou uma vampira desses por perto deve ser inebriante, não é? simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.